Sobratema apresenta dados do Estudo do Mercado de Equipamentos para Construção

 

A nova edição do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção foi mostrada no dia 28/10, pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração em São Paulo, durante a 14ª edição do evento estratégico Tendências no Mercado da Construção.

A divulgação das informações ficou a cargo do consultor Brian Nicholson, que é também o coordenador do Estudo, e do vice-presidente da Sobratema, Eurimilson Daniel.

Nicholson mostrou as projeções econométricas sobre a comercialização dos principais equipamentos da chamada linha amarela (terraplenagem e compactação), além de guindastes, compressores portáteis, plataformas aéreas, manipuladores telescópicos, equipamentos para concretagem, tratores de pneus e caminhões rodoviários utilizados pelo setor.

Já Daniel apresentou uma avaliação do mercado de equipamentos para construção e das perspectivas para 2020 bem como trouxe análises do Boletim de Mercado Sobratema, elaborado pela Ex Ante Consultoria Econômica, que aponta cenários dos demais setores envolvidos com a área de máquinas: mineração, agricultura, serviços de infraestrutura e crédito.

O evento estratégico Tendências no Mercado da Construção teve ainda a palestra de Yoshio Kawakami, consultor da Raiz Consultoria, que discorreu sobre gestão empresarial na linha de sucessão e sobre o que as empresas podem fazer para serem as escolhidas pelos clientes na retomada do mercado.

Houve ainda a participação da Secretária Especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier, que fez uma apresentação especial sobre expectativas do PPI.

Ainda no evento promovido pela Revista M&T, o Núcleo Jovem da Sobratema revelou as marcas de equipamentos mais bem avaliadas no Pesquisa Destaque Pós-Venda Sobratema 2019.